Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








quarta-feira, 25 de abril de 2012

O apetite por novas experiências

    Olá! Cheguei hoje do trabalho e me deparei com o laptop em cima da escravinha, onde ele raramente fica, o que me deu uma vontadezinha de escrever. Para aumentar ainda mais esse clima literário da sala, o Tato saiu pra treinar futebol e a casa ficou num silêncio poético perfeito com o sol se pondo aqui do meu lado, bem em cima do sofá. 
    Aí eu sentei, abri o Word e pensei sobre o que eu quero falar. Consegui escrever o título desse post. E travei. Vazio cerebral.
    Fui então na cozinha e fiz um Cappuccino (porque não bebo café) pra eu me sentir bem intelectual com uma xícara do lado do computador. Dá um ar de inteligência!
   E agora estou aqui, enchendo lingüiça, em vez de falar do que me propus.  Às vezes é difícil cercar a tal da galinha! Se é que vc me entende...
    Enfim... eu queria era falar sobre essa coisa que cresceu em mim principalmente depois que eu me mudei pra cá, essa coisa que é uma vontade louca de ver tudo, fotografar tudo, experimentar tudo, conhecer tudo.  É verdade que a faculdade plantou em mim a semente do querer aprender cada vez mais e mais e mais e mais, mas parece que foi aqui na Alemanha que eu enveredei de vez por esse caminho sem volta de PRECISAR ver o máximo possível do mundo. Digo caminho sem volta porque acho que expandir o horizonte, “crescer a cabeça” é uma atividade tão prazerosa, que se torna viciante. Sou uma viciada em viver!  E não quero por nada, nunca mais, perder esse vício construtivo e saudável.
    Já tenho vários projetos de momentos que quero vivenciar no Brasil quando voltar: desfilar em uma escola de samba, promover uma tarde de assar biscoitos natalinos com minha família, aprender as receitas da minha avó, conhecer Ouro preto, conhecer o Brasil.
    Não posso também perder essa minha pressa, que nasceu por causa do meu tempo limitado na Europa e que me fez entender que os meus dias de vida serão curtos demais para eu ver e sentir e experimentar tudo o que existe de maravilhoso.
    
   
    Eu queria aproveitar e registrar duas coisas muito legais que nós fizemos esse ano e que eu nunca tinha imaginado fazer:

Uma delas foi um curso para aprender a preparar Cocktails. Um curso beeeeeeem prático, em que o professor jogou algumas receitas em nossas mãos e disse: bom divertimento! 
Ao nosso dispor estavam dezenas de garrafas de bebidas, sucos, frutas, canudos coloridos etc... 
Haja estômago pra experimentar tanta mistureba! Foi muito legal.



Fiquei tão animada com esses workshops oferecidos pela escola do povo daqui (Volkshochschule), que resolvi investir na carreira culinária do Tato e inscrevi o coitado num de Sushi. E em um de fotografia também (no caso eu não tenho muito apetite tecnológico e prefiro ser a modelo do fotógrafo). Lembrei que no Brasil existe o Sesc, o Senac e que se a correria do dia-a-dia permitir, seguirei sempre me renovando com mini-cursos agradáveis.  
    




Bloody Mary e Pina Colada! HUmmm que delícia :)

Alegrinha experimentando mais uma da lista!



    Outra  foi uma oficina de Street Art, mais precisamente de Stêncil, que nós fizemos em Berlim.
    Parece que o mundo cresceu diante de nós com a nossa primeira ida à cidade em 2010, quando entramos em contato com o universo underground dos Grafites através de um tour super legal, que até ganhou um post aqui no blog chamado Free Tour alternative Berlin (outubro de 2010).
    Infelizmente, como nossas viagens são sempre de fins de semana, o tempo foi curto demais pra fazer o workshop.
    Felizmente, voltamos para Berlim em fevereiro deste ano (2012) e pudemos matar a vontade de segurar um spray na mão e soltar a criatividade do nosso espírito pichador! A única diferença é que em vez de picharmos paredes, fizemos nossas obras dentro de um ateliê numa placa de papelão.     E foi genial! Não que eu tenha algum talento ou queira seguir carreira, mas foi enriquecedor provar um pedaço, até então desconhecido por nós, desse planetão suculento.
    Abaixo algumas fotos da tarde divertida: 




  Fase 1: Depois de escolher seu desenho é preciso cortar com um estilete as partes brancas!               

Fase 2: Iniciar pintando o fundo    

Fase 3 e última: Quando se pinta a figura!


Obs: O mesmo stêncil (figura) pode ser usado várias vezes. Os fundos podem ser pintados das formas mais malucas possíveis com obejtos furadinhos, tecidos, telas, arames, etc...


Abaixo minha obra-prima:

Notei que nós iniciantes pecamos por excesso, o que é perfeitamente compreensível: apesar do fundo já estar bonito, vc sempre quer fazer mais um pouquinho e mais um pouquinho, até que sai uma cagada e tem que arrumar tudo! 


Tato e sua super corujinha!


Moral da história: O verbo ter não tá com nada. O negócio é descobrir ou redescobrir o mundo. Descobertas de um novo mundo! Há... Olha o merchã!

3 comentários:

  1. Clap Clap! Bravo Jaque, realmente é só vivenciando que a gente tem a noção de quão grandioso é o mundo, e quão a gente tem de aprender com tudo isso. Hoje eu falo que cada vez mais quero ficar aqui; uns meses atrás eu não tinha essa concepção, estava cega, surda e muda, apavorada pelo o novo, pela transformação, mas a ida para o Brasil me deu uma chacoalhada, eu percebi que as pessoas continuam as mesmas, a família e os lugares também continuava lá, a comida o mesmo tempero, enfim, tudo intacto, sem mais sem menos, caiu a ficha que eu precisava ter mais emoção na vida, fazer novas amizades, comer outro tipo de comida, conhecer novos lugares, consegui ver que eu não queria isso mais pra mim, viver a mesma vida a mesma rotina, sem reciclar, sem ao menos tentar reciclar, agora sim eu mergulhei mesmo de corpo e alma, e bem que você falou, o começo é assim, mas passa, e ainda bem que foi mais rápido que eu imaginava rss...
    Nossa preciso escrever isso no meu blog rsss, aliás preciso atualizar ele, até dele eu me esqueci, vai vendo jaque!!!
    Bom querida, é isso, seu blog é uma delicia de ler...você é uma graça de menina, e só tenho que agradecer, pois você é um grande exemplo de Viver a Vida...um beijo grande em seu coração

    ResponderExcluir
  2. Ai nossa Cris, que recado lindo! Muito obrigada pelas suas palavras carinhosas :)) Fico muito feliz que vc tenha aberto seu coração para a China e para o mundo completamente novo que ela pode te mostrar! Eu também senti uma tranquilidade enorme quando voltei a primeira vez pro Brasil e percebi que tudo ainda estava lá, do mesmo jeito! É verdade que ainda bate umas saudades doloridas, mas elas passam tão rápido quanto vem. Aproveite amiga e vá conhecer tudo o que te der vontade!!! E vai contando no seu blog que eu sou super curiosa pra saber mais do oriente :) Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada vc querida, adoro acompanhar seu blog, cada vez me empolgo mais com vc rsss!!!! AH pode deixar tenho um monte de coisas pra colocar no blog, mas ainda não deu tempo de baixar as fotos...ta meio corrido aqui com o meu ap. ajeitando tudo aqui rss!!!Mas pode esperar que vai vir boas novas!!!

    Jaque,Um beijo grande do tamanho da china...

    ResponderExcluir