Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Descobrindo a Andaluzia- Córdoba

    Nada como uma viagem para tirar a gente da melancolia. É como se eu tivesse desafogado do desespero de ir embora pro Brasil o quanto antes. Voltei da Espanha renovada! Quatro dias de Sol com 35 a 40 Graus, Língua espanhola, povo de sangue quente. Não adianta... eu sou do calor e é no bafo da estufa que me sinto feliz. Sinto-me em casa. Parece que o verão passa uma mensagem subliminar de que está tudo bem. Eu nasci no lugar certo!

Arco do Triunfo e Mesquita ao fundo!

    O Tato participou de um congresso em Córdoba durante toda a semana e eu fui encontrá-lo na quinta para aproveitarmos juntos o weekend nessa região espanhola maravilhosa que é a Andaluzia.

Caminhando pelo centro histórico de Córdoba

    A Andaluzia é a chamada Espanha moura. Sofreu por muitos séculos dominação árabe e o patrimônio deixado por essa civilização foi preservado. Quem vai à região pode viver um pouquinho de Oriente sem sair da Europa. Além disso é  terra do querido Dom Quixote, do Flamenco, da sesta e das Touradas. Terra de um povo intenso, alegre, vivo. Não é sem razão que eu voltei apaixonada!!! 




Tradicional Salmorejo 

    Cheguei em Córdoba umas 16:00 horas e estava tão quente que era possível ver o ar dançando. Na rua nenhum ser vivo. Janelas e portas fechadas. Parecia uma cidade fantasma. Fui até o serviço de informação turística e encontrei uma plaquinha reveladora na porta: fechado para sesta. Voltaremos às 18:00. Aí tudo ficou mais que claro. Eu sabia da sesta, só não sabia que a tal era feita tão tarde. Lá o ritmo cotidiano é muito diferente do restante da Europa. O dia começa mais tarde e termina mais tarde ainda. Não se janta antes das 22:00. Para casos de fome extrema, nada como comer um Tapa para enganar o estômago até o jantar.




    A maior parte das casas possui um pátio em seu centro, ao ar livre, para onde convergem todos os cômodos. Sua função é refrescar o ambiente e quando o sol está a pino cobre-se sua extremidade superior com uma espécie de toldo. São sempre lindamente decorados: muitas plantas, pratos de cerâmica nas paredes de azulejos coloridos e em alguns casos encontramos até pequenas fontes de água.



Cerâmica Andaluza

Pátio do Hotel. Rosto inchado de quem acabou de acordar :/

Almoçando num pátio. Entrada: Salmorejo e Gaspacho. 

    Ficamos hospedados no centro histórico de Córdoba, que pode ser visto todo a pé. Ganhei até bolhas nos meus de tanto perambular. O bairro tradicional chamado Juderia possui vielas românticas, que formam um verdadeiro labirinto, sempre enfeitadas com vasos de flores. Enquanto o Tato trabalhava no Congresso, eu me divertia tirando fotos de TUDO e fazendo comprinhas nas lojas de souvenir. Acho que essa foi a viagem que mais comprei postais. 
    Quando ele tinha tempo livre, nosso passeio preferido era sair caminhando sem rumo até encontrar um restaurante com um pátio bem bonito, entrar, comer um Tapa com cerveja ou Sangria (vinho com frutas) e partir para o próximo. Melhor impossível. Aliás, possível: assistindo um show de Flamenco. Tão fantástico, encantador, maravilhoso que merece um capítulo à parte.      

Arredores da Mesquita

Uma rua da Juderia
Fonte no meio do labirinto de vielas
Calle de das Flores

Casa de chás árabes

    Impressionante é a Mesquita ou Catedral da cidade. É um exemplo de fusão entre cultura islâmica e cristã. Eu estava águada pra conhecê-la pessoalmente. Quando Córdoba foi reconquistada pelos reis cristãos, a mesquita foi convertida em catedral sem, no entanto, ser destruída. Somam-se assim dois estilos arquitetônicos completamente diferentes dentro de um mesmo edifício. É gigantesco. A denominação clichê não deixa de ter razão: uma floresta de colunas. Do lado de fora podemos nos refrescar nas sombras do pátio de laranjeiras. 

Uma das portas da Mesquita

Arcos e mais arcos dentro da Mesquita

Pátio de laranjeiras do lado de fora da Mesquita



    Mais uma atração imperdível é o Alcazar de Los Reyes Cristianos. Um castelo cheios de jardins, que embora possua muitos elementos islâmicos, foi construído e serviu de residência aos reis católicos Fernando e Isabel. Das suas torres pode-se ver a cidade toda e dos seus jardins admiramos as muralhas antigas que o cercam. O Tato assistiu antes de eu chegar um show de águas em suas fontes. Maravilhoso!





Vista sublime do alto de uma das torres do Alcazar

Show de águas no Alcazar

    Falando em águas... Por falta de tempo não pudemos conhecer as delícias dos banhos árabes. Muito tradicional na região, as casas de banho oferecem desde saunas e piscinas quentes até massagens relaxantes. Humm... ficou para a próxima. Era hora de pegarmos o trem para Sevilha. 

Abaixo um vídeo do Rick Steves sobre a cidade.  





Um comentário:

  1. UUaauuu... amiga que tudo esse lugar, e as cerâmicas? a arquitetura do lugar?? affff babeiiiiii...
    Quanto mais chega a hora de chegar a ida para o Brasil mais ficamos afobados, que coisa!
    Sabe estou meio chorona esses dias...bateu uma saudades de doerrr da familia e dos amigos. É uma montanha russa de emoções isso aqui, meu deusssssssssssss
    Mas vc esta certinho curta muito esses ultimos meses , pois vai passar mto rápido!
    beijinhos amiga ;)

    ResponderExcluir