Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ilha de Creta- uma apresentação

Ou
As melhores férias da minha vida- parte I
Ou
Dando nome aos bois, no caso, cabras
Ou 
Algumas imagens

    8 dias inesquecíveis conhecendo um país através dos olhos não turísticos de nossos amigos companheiros (os pais do Erik moraram 6 anos nesta casa onde ficamos, de forma que ele e a Isi são velhos conhecidos da ilha).
    8 dias hospedados na melhor casa, comendo nos melhores restaurantes, visitando as melhores praias e, o mais legal de tudo, conhecendo gregos de verdade. Que povo maravilhoso! Aberto! De uma generosidade inacreditável.
    Foram tantas emoções que eu nem sei por onde começar. A galinha é grande. É preciso cercá-la com cuidado para não perder nenhum detalhezinho. Acho que o melhor jeito será dividir. Limitar para expandir! Só um post, um geralzão, pode ficar comprido demais e supérfluo demais com descrições razas de um guia prático de viagens. Não meu caro amigo... O mar em Creta é fundo e para relatar essa viagem como ela merece precisamos mergulhar sem medo.
    Façamos então um relato em capítulos, que podem ser de duas naturezas distintas: imagens/momentos ou causos. Imagem não precisa explicar pq todo mundo já entende de primeira o que é. Causo porque causo é sempre um negócio simpático sem muita idéia cabeção e exigência de neurônios. Causo é mais no estilo de Creta, tranqüilo e quentinho. Mais vivido que pensado!
    Comecemos assim pela imagem que mais marcou meu coração.
    As linhas abaixo foram escritas no meu último dia de viagem, sentada na varanda, depois de um churrasco de costelinha de carneiro e salada grega, enquanto a vila de Spilia fazia sua preciosa sesta. Lá, depois do almoço, nas horas mais quentes e lentas, todo mundo dorme. Todo mundo menos as cigarras. Escandalosíssimas!  Enfim... as linhas abaixo merecem atenção porque elas são legítimas. Nascidas do frescor, ou calor, do momento. Linhas gregas natas.
    
Uma casa com piscina no meio da plantação de oliveiras, no topo de uma colina, com vista pro mar e pra pequena vila de Spilia.


Vista da sacada da nossa casa: um mar de oliveiras e ao fundo o mar de verdade!

    Da mesa onde tomamos café da manhã vejo as White Mountains de Chania e sinto o vento quente que refresca os 34 graus da ilha de Creta.
    Aqui venta um vento aconchegante!

A vila de Spilia e bem ao fundo, atrás dos campos verdes, as Montanhas!
   
    Acordamos todos os dias ao som das cigarras e dormimos embalados pelos grilos. Às vezes de manhãzinha, um burro amarrado a alguns metros do nosso quarto, dá seus urros de bom dia.

Eu muito à vontade ao lado do burro. 
   Aqui se ouve com freqüência tanto o sino romântico da pequena igreja como a voz do guia do trenzinho turístico que passa atrás da nossa casa, levando os visitantes até a oliveira mais velha que Jesus com 3.000 anos.   

Olha só o tamanho do tronco. 3000 anos de idade tem essa Oliveira!
   
   Agora vamos para momentos curtos que não tem tamanho suficiente para virar um causo. Escritos da minha cama alemã, não mais da varanda grega.  

Colhendo laranjas da casa!


Oliveiras por todos os lados
    
    Lá tomei suco natural de laranjas colhidas pelas minhas próprias mãos, experimentei uma azeitona colhida direto do pé, comi batatinha frita no azeite extra extra extra virgem das azeitonas do pai do Erik. Metade do meu quilo souvenir da viagem é culpa do pão regado no óleo de oliva. Ele é tão saboroso que dá vontade de botar num copinho, fazer um brinde e virar como se fosse tequila. Jammas (Tintin em grego)!!! Desde que voltamos só como salada com azeite grego (ganhamos 4 garrafinhas da produção da família) e sal do mar de Creta. Ai que dignidade!!! Eu fiquei tão fã do negócio que até comprei um sabonete natural de oliveiras. Não é uma loucura? Ainda não experimentei, mas tenho minhas dúvidas se a pessoa sai do banho cheirando azeitona.

A época da colheita é só em novembro, por isso o tamanhico dessas azeitonas! 


    Fiz ainda compras na rua tradicional do couro em Chania, peguei um bronzeado grego e vi a lua cheia tão de perto que podia perceber as crateras da superfície. Não meus amigos leitores, a lua não é maior em Creta. É que na casa tinha uma luneta gigante que foi nossa diversão por muitas noites, depois das partidas de truco e dos muitos copos de vinho.


    
    Na ilha também encontramos muitas muitas muitas cabras. Por todos os lados, no meio das plantações, escalando as montanhas, no meio da rodovia e se bobear até nos botecos bebendo um Ouzo (destilado de anis super forte). Creta não devia chamar a ilha do Minotauro e, sim, a ilha das cabras. Assim como as búfalas de Nápoles fazem as melhores mussarelas, essas cabrinhas fazem um queijo muito bom chamado Pheta, que vem em cima da salada grega (salada sem folhas). Ainda melhor que esse é um meio cremoso, que lembra um creamcheese e se chama Myzithra glykia. Esse é dos deuses gregos!    

A caminho da praia de Elafonissi, dirigindo pelas montanhas!
O queijo Pheta numa salada nao legítima feita por nós. A tradicional é só pepino, cebola e tomate com o queijo. Nada de folhas. Detalhe para a cerveja Mythos!!! 

    E já que estamos falando de comida... vai mais uma coisa especial. Tivemos a sorte de poder comer um doce assado com nozes super tradicional, que uma senhora nos presenteou. Esse doce é feito pela mãe da noiva para o dia do seu casamento. O povo grego é tão genoroso e festeiro, que quando acontece um evento desses, a vila toda é convidada. Haja comida!!! E lá é fartura mesmo. Você não pode deixar o prato ou o copo vazio, pois isso não dura muito tempo.  Se está satisfeito, deixe um restinho de sobra para passar a mensagem.



    Para fechar esse primeiro capítulo não posso deixar de postar essa foto engraçada da cadeira de massagem do aeroporto. Tudo começou muito relaxante, até que a cadeira resolveu amassar minhas pernas e eu fiquei meio apavorada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário