Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Natal na Alemanha

Ontem foi a primeira neve do "ano". Eu digo, desse inverno. Daquela que só cai e some ao entrar em contato com o chão.
Como a menininha que eu cuido estava doente, não precisei trabalhar e passei um dia agradabilíssimo no calorzinho do meu lar fazendo decorações de Natal nas janelas com spray de neve. Ficou Lindo! Aí está a foto para provar :)


O clima natalino está no ar e apesar de eu ser uma inimiga declarada do frio, devo admitir que ele combina perfeitamente com essa data.

As tradições natalinas aqui são mais fortes que no Brasil e como estou completamente envolvida por essa atmosfera "vela-neve-canela", decidi citar algumas delas:
* Começando pelas deliciosas feirinhas de natal (Weihnachtsmarkt). Toda cidade, por menor que seja, tem uma. São dezenas de barraquinhas ao ar livre, onde você pode comprar enfeites de Natal, tirar uma foto com o papai Noel, comer uma salsicha e, quando seus ossos estiverem quase congelados, tomar um Gluhwein na canequinha azul, uma espécie de vinho quente deleceosso!!! A de Freising começa amanhã. HUMMM
* Weihnachtsplätzchen: os biscoitinhos amarelinhos com formas divertidas que as mães assam e as crianças decoram. Na casa de uma das famílias onde eu trabalho fica um pote gigante em cima da mesa cheinho deles. Todo dia como um diferente escondido... hehe Lembro até hoje de quando moramos nos Estados Unidos e a mama também assou biscoitos lindos, que eu enfeitei toda alegrinha. Obrigada mãe pela infância colorida que você me proporcionou! Minha saudade é tanta que decidi fazer o mesmo por aqui e no domingo passarei a tarde na cozinha. Sozinha. Mas com o coração cheio de gratidão por ser tão feliz e ter uma família tão maravilhosa!!! Abaixo a foto de 1990:

* Falta ainda citar o Lebkuchen, um tipo de bolinho pão-de-mel que só vende essa época do ano
* e o Advent Kalender, um calendário divertido do mês de dezembro formado por 25 janelinhas. Em cada uma delas fica um chocolate e assim faz-se a contagem regressiva para o natal!
Curiosidade: A sorveteria animada do verão vira loja dessas coisas agora no fim do ano!

Um comentário:

  1. Oi eu sou brasileira,
    Percebi que vc mora na alemanha já tem algum tempo e eu gostei muito do seu blog.

    Eu ficaria feliz de poder conversar com vc sobre a alemanha, eu vou viajar em breve e conheço nada=/
    Eu tenho um blog tbm http://kalineventura.blogspot.com/

    Aguardo por respostas se possivel=)
    Meu email, kaline-16@hotmail

    Obrigada pela atençao,
    Ventura

    ResponderExcluir