Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agradeço pq batem palmas ou batem palmas pq agradeço???

Quando fui assistir Pina Bausch fiquei espantada com o tempo de duração dos aplausos. Foram mais de 10 minutos contínuos de palmas. Quando eu achava que tinha acabado e o palco se esvaziava, um infeliz voltava a aplaudir, contaminava o restante da platéia e lá vinha o elenco exausto mais uma vez para agradecer. Um ciclo sem fim! Fiquei até com dor no braço, sem exagero! Mas tudo tinha sentido. Apesar de não ter sido o espetáculo da minha vida, era nada mais nada menos que o Tanz Theater Wuppertal.
Aí, uma outra vez, fui assistir na faculdade de cênicas de Munique uma peça russa. Ruinzinha de doer. Só pra vc ter uma idéia, o cenário era composto por váaaaaarios bichos de pelúcia. Nesse dia eu conclui que a coisa menos cênica que existe no planeta Terra é o bicho de pelúcia. Chega a dar ojeriza (hahaha ojeriza é tenso hein? Palavrinha engraçada).
Mas... voltemos ao nosso tema. Não é que a epopéia dos aplausos sem fim se repetiu? Fiquei intrigada. Será que as pessoas acharam mesmo que essa peça foi tão boa assim? Ou será que o aplauso aqui não é um termômetro e se aplaude tanto pq é automático, costume, tradição?
O tempo passou e não pensei mais nisso.
Até que ... 2 semanas atrás ensaiamos nosso agradecimento! Meu DEEEEEUSSSS!!! A coisa não acaba nunca!!! Agradecemos 2 vezes todos juntos de mãos dadas, depois agradecemos um por um lá na frente (detalhe: somos 16), depois agradecemos em grupinhos de 3 e 2 e, para finalizar, mais 2 vezes todos juntos.
É verdade que esse momento de receber aplausos é talvez um dos mais gostosos do acontecimento teatral, mas aqui é tão exagerado que algo parece estar fora do lugar.
Nossas 2 primeiras apresentações, cheias de amigos e familiares, foram um sucesso. O pessoal riu muito e aplaudiu com prazer no fim. Foi delicioso. Já na apresentação de domingo, o público foi bem frio e silêncioso. E o que aconteceu? Nada de diferente. Agradecemos infinitamente do mesmo jeito que nos outros dias. Sinceridade pra quê?? Eu agradeço 10 minutos e vcs... VCS VAO TER QUE ME APLAUDIR!!!!
Ui
E pensar que na época do Shakespeare os atores levavam tomatadas! De fato a civilização passou a ser muito mais educada. E menos sincera :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário