Não quero mais a neutralidade. Quero assumir minha realidade e me expor e vencer o medo de errar que bloqueia o movimento e a criação. Quero pecar por excesso.

Esse blog é isso. Um exercício de Libertação.








segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O carnaval alemão

Aqui na Alemanha o carnaval é chamado de Fasching e acontece na mesma época que o do Brasil, com a diferença que tudo continua funcionando, pois não é feriado.
Na verdade eu ainda não entendi direito como é que os alemães comemoram. Ano passado, em um dia específico à tarde, as pessoas saíram pela rua principal do comércio “meio” fantasiadas (perucas, óculos malucos, plumas, tec...) e só. O mais engraçado é que não era um desfile, nem música na rua tinha. Todos agiam normalmente como se nada de novo estivesse acontecendo. Uma mulher alemã de cabelos cor-de-rosa foi na padaria alemã , comprou um pão alemão e voltou pra casa. E esse foi seu divertido carnaval. Ai ai ai.

Eu e o Tato saímos um dia a noite para procurar algum tipo de festança e a única coisa que encontramos foi uma festa de salão, onde dançava um grupo meio deprimente e várias crianças felizes corriam para todos os lados, ansiosas pelo concurso de melhor fantasia. Veja uma foto do grupo na capa da revista do mês da cidade. Hauhauhauhauha

Ai, será que estou sendo muito venenosa?

Eu sei que em Köln (Colônia) rola um carnaval legal com desfile de rua. Mais animado sem dúvida, mas não vá imaginando que se compara aos nossos desfiles. Primeiro pq aqui é inverno e depois pq... pq aqui é Alemanha oras bolas.

Uma tradição dessa época são os bolinhos chamados Krapfen. No Brasil eu diria que se aproximam de um sonho recheado. Naturalmente que os daqui são muito mais gostosos, pq se existe uma coisa que o povo alemão entende é de padaria e suas delícias. Joguei no google para entender pq esses bolinhos só se come no Fasching e descobri que isso vem de muuuuitos anos atrás, quando o jejum após o carnaval era levado bem a sério. As pessoas aproveitavam o período de festa pra dar uma fortificada na sua reserva de gordurinha antes de entrar no período de abstinência. E convenhamos que o Krapfen é perfeito para isso, já que esse bolinho é frito na gordura e possui um bom tanto de calorias.

Acho interessante essa relação que existe aqui entre as festas do ano e certas comidinhas típicas que só se encontra nesse período. Parece que a coisa se torna especial por não ser acessível o ano todo. São como as estações . Aqui se vive de verdade cada uma delas, pq são completamente distintas e definidas. No Natal, por exemplo, não há quem não reserve um tempo para assar os biscoitinhos de formato divertido (Weihnachtsplätzen). Ou na Oktoberfest, quando todo mundo compra aquele bolo Lebkuchen em formato de coração.

Abaixo uma foto dos Krapfens.

Confesso que estou bem ansiosa para comer vários tipos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário